História

por Programa Interlegis — última modificação 01/03/2021 10h26
História do Município

História


Jardim do Mulato é um município que foi emancipado em 29 de abril de 1992. Até então era um Povoado chamado de "Mulato" e pertencia a vizinha cidade de Regeneração. O Povoado surgiu na segunda metade do século XIX, quando cearenses faziam rota comercial pelo local em direção a Caxias-MA. eles se hospedavam na casa de um senhor na qual tinha sua família de pele morena e eles os chamavam de mulatos. Daí a origem de "Mulato". Os primeiros habitantes da região onde se instalou o povoado, foram os índios Bragady. Logo depois, várias famílias se instalaram no local e o povoado foi se desenvolvendo a ponto de tornar-se independente


Geografia

O município de Jardim do Mulato tem uma área territorial de 509,851 km² quadrados e está localizado na microrregião do Médio Parnaíba Piauiense e está a uma latitude 06º05'56" sul e a uma longitude 42º37'49" oeste, estando a uma altitude de 0 metros. Sua população estimada em 2010 é de 4.309 habitantes.

O município faz limites: A Sul com o município de Regeneração-PI, Ao Norte com o município de Hugo Napoleão, a Leste com os municípios de Elesbão Veloso e Passagem Franca do Piauí, a Oeste com os município de Angical do Piuaí, São Gonçalo do Piauí e Santo Antonio dos Milagres.


Religião

A religião predominante no município é a católica, embora existam as igrejas evangélicas com várias denominações: Assembleia de Deus,entre as evangélicas é a maior em números de fiéis; Deus é Amor; Batista; Adventista do 7º Dia, Assembleia de Deus Ministério de Madureira; e, Semeando com Cristo.

A maior festa religiosa é a do padroeiro São José que embora seu dia seja 19 de março, no município o festejo é realizado entre os dias 12 e 22 de julho. é realizado também o festejo de Santa Luzia no bairro Mulato Velho entre os dias 1º e 14 de dezembro.


https://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_do_Mulato